Empresa
EFAI – Escola de Pilotagem

A EFAI – Escola de Pilotagem Ltda. é uma empresa baseada na crença de que o nível de Segurança de Vôo das aeronaves em geral e dos helicópteros em particular é, significativamente, dependente da formação inicial do piloto. A complementação da formação inicial, utilizando o equipamento adequado e realizando os exercícios de forma que a instrução se aproxime o mais possível das manobras executadas na operação normal e, sempre que praticável, procurando reproduzir, também, as situações anormais ou de emergência que podem ser encontradas em vôo é fator preponderante no estabelecimento de condições seguras de operação. A meta da EFAI é aumentar a conscientização dos proprietários e operadores de helicópteros a respeito da ligação existente entre formação inicial, formação avançada e nível de segurança da operação.

O conceito da EFAI difere dos conceitos e serviços de formação de pilotos oferecidos pela maioria absoluta, senão de todas as escolas de pilotagem existentes no país. Ele se baseia no fato de que é necessário exercitar certas manobras o mais próximo possível da maneira como elas devem ser executadas na ocorrência de uma falha real de sistema ou de potência.

A EFAI nasceu dentro de um novo conceito de formação do piloto, visando, principalmente, atender segmentos do mercado que exigem um trabalho em equipe e alto grau de adestramento e disciplina dos pilotos, como é o caso do emprego de helicópteros nas missões de emergências médicas, policiais, nos salvamentos, combates a incêndios e resgates. Nestas atividades, muitas vezes operando dentro de limites estreitos de segurança, os profissionais trabalham sob intenso grau de estresse e uma boa formação inicial do futuro comandante da aeronave exerce significativa influência durante toda a carreira.

A EFAI escolheu o helicóptero Schweizer 300CB como seu treinador básico, uma aeronave segura e robusta, utilizada há décadas por várias escolas de formação em todo o mundo, e que permite realizar os mais variados tipos de manobras, proporcionando, com isto, o melhor treinamento ao futuro piloto. Somente o Exército e a Força Aérea dos Estados Unidos voaram mais de quatro milhões de horas na formação de pilotos utilizando este tipo de helicóptero. A formação básica do Piloto Privado de Helicóptero (PPH) e/ou do Piloto Comercial de Helicóptero (PCH) é realizada com os helicópteros Schweizer 300CB. A instrução é focada, desde o início, nas necessidades operacionais do futuro piloto, fazendo com que a sua adaptação aos helicópteros mais sofisticados e de maior porte se faça da maneira mais natural e eficiente possível. Para isto, os instrutores de Schweizer da EFAI são também qualificados como instrutores de Esquilo.

A Escola conta com três helicópteros, sendo dois Schweizer 300CB e um Esquilo HB-350B. Com a incorporação do helicóptero Esquilo, a Escola passou a ministrar o Treinamento de Procedimentos de Emergência que consiste na simulação de situações de emergência nas diversas fases do vôo. Este treinamento foi desenvolvido pelo Diretor da EFAI quando o mesmo era o Diretor Industrial e responsável pela Divisão de Ensaios em Vôo da Helibrás e vem sendo ministrado por ele há mais de dez anos. As simulações e manobras objetivam capacitar o piloto a operar a aeronave com maior segurança tanto em condições normais como na eventual perda total de potência do motor ou qualquer outra situação de emergência.

Todas as manobras são realizadas com alto grau de segurança, mas procurando aproximar-se ao máximo das condições de uma falha real. Assim, são realizados pousos sem pedais, pousos sem hidráulico, pousos com a manete de combustível fora da posição vôo e auto-rotações reais com o motor desengranzado até o toque e a parada completa da aeronave no solo.

Até o momento, a EFAI é a única escola, no Brasil, capacitada a ministrar Treinamento de Procedimentos de Emergência de alto nível de complexidade como, por exemplo, as simulações de falhas de sistemas de combustível, hidráulico, de comando de rotor de cauda e de panes de motor em vôo de cruzeiro, no pairado dentro e fora do efeito de solo, na decolagem, no táxi e na aproximação.

A Escola possui a sua própria aeronave Esquilo, similar ao tipo que equipa praticamente todas as Corporações Policiais e de Bombeiros de todos os Estados brasileiros que utilizam helicópteros.

A EFAI já ultrapassou a marca de 1.300 treinamentos realizou mais de 17.000 pousos em auto-rotação real sem um único acidente.

A partir de novembro de 2007, a EFAI está homologada como Centro de Treinamento. Com essa nova homologação, a EFAI capacita-se a oferecer treinamento para os operadores da Aviação Geral (RBHA 91) e para os de Táxi-Aéreo (RBHA 135).

A EFAI está homologada para ministrar o curso completo de Vôo por Instrumentos, partes teórica e prática. O Curso de Vôo por Instrumentos – Parte Prática (Sob Capota) está homologado desde agosto de dois mil e seis. Para dar suporte a este curso, a EFAI possui um simulador de vôo aprovado e em operação. O simulador permite abater a metade das horas necessárias para o Curso de IFR, além de cinco para o PPH e dez para o PCH.
EFAI - BH: 55 (31) 2122-7474
EFAI - SP: 55 (11) 3751-5908