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Pilotos com nível superior ganham mais que pilotos sem diploma universitário?

Achei essa pergunta interessante porque, normalmente, as pessoas questionam se ter faculdade é obrigatório para ser piloto (e, pela ANAC, não é: nenhuma licença ou habilitação requer mais do que o Ensino Médio), ou se facilita para ser contratado por uma companhia aérea (e, de acordo com a maioria dos processos seletivos de copilotos, facilita sim, mas não é determinante); mas nunca se questiona isso que o leitor perguntou, se o piloto com diploma de faculdade ganha mais do que o sem nível universitário. Além disso, a resposta é menos simples do que parece… Então, vamos lá.

Para o piloto que atua exclusivamente como piloto mesmo – comandante ou copiloto/1º oficial – dentro de um cockpit, ter ou não ter nível superior deverá ser indiferente em termos salariais. Ou seja: uma vez contratado, o copila da TAM que fez Ciências Aeronáuticas na PUC-RS, por exemplo, e ingressou na companhia na seleção de 2010 vai ganhar a mesma coisa que o seu companheiro também contratado em 2010 que veio do aeroclube e nunca pisou numa universidade. Pode até ser que o bacharel tenha sido contratado com mais facilidade, com menos horas de voo na CIV, etc. , mas o seu contracheque não irá refletir o fato de ele ter diploma.

Ocorre que, a partir de um determinado momento da carreira, quando já se atingiu o ápice em termos da pilotagem propriamente dita – quando já se é comandante, eventualmente de linha internacional, se for o caso; ou mesmo instrutor ou checador -, a única maneira de ser promovido (e, por consequência, ganhar mais) é agregando funções administrativas. E é aí que ter diploma universitário começa a fazer diferença em termos salariais. Não que seja impossível tornar-se piloto-chefe ou diretor de operações sem nível superior, mas quem tem faculdade (e, de preferência, alguma pós-graduação) terá melhores condições de competir pelo cargo, isso é fato. Assim, neste sentido, ter nível superior faz diferença, sim, em termos salariais.

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